segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Voluntariado


Esta semana temos um desabafo, o tema torna-se bastante óbvio e claro depois de ler o título.

Deste modo, vamos parar um momento e pensar no significado de voluntariado...

  • Dar um pouco de nós aos outros?
  • Ceder o nosso lugar no metro?
  • Tomar o primeiro passo em algo?
  • Ajudar um desconhecido/amigo?
  • Fazer companhia aos indivíduos que estão num lar/hospital?
  • Ser voluntário no Rock in rio/outro evento semelhante?
  • Largar tudo e ir para um país em vias de desenvolvimento para ajudar os outros?
Para mim o significado de voluntariado adequa-se a todos estes tópicos e a outras acções relacionadas. Assim, o problema nasce quando nós pensamos que o voluntariado resume-se a fazer grandes acções como ir para África um ano, ou equivalente, e não olhar para o lado e ver o que podemos fazer pelos os outros.

Pessoalmente, comecei a fazer voluntariado em acções pontuais organizadas pela associação de estudantes da minha faculdade. Esta actividade sofreu um upgrade ao juntar-me a uma associação do hospital de Santa Maria onde acompanhava crianças que estavam internadas uma vez por semana. Tenho feito outras coisas e quanto mais ajudo os outros, mais percebo que o voluntariado começa em ajudar o vizinho do lado, a adoptar uma postura prestável e atenta às necessidades do outro no quotidiano. É claro que sonho em ir para África/ Ásia, ou qualquer outro local em que seja precisa a minha ajuda, ou criar a minha própria associação que defenda uma causa nobre e que eu acredite, mas por enquanto posso fazer muito em pequenos passos. Desenvolver a capacidade de ouvir os outros, perceber o que eu posso fazer, o que eu sou melhor a fazer, e tanta outra coisa. E grande parte das vezes os "outros" podem mesmo pertencer ao nosso grupo de melhores amigos. 

Espero que este post, acima de tudo, desperte a tua vontade em fazer qualquer tipo de voluntariado. Ao dar um pouco de ti aos outros, nem que seja o nosso precioso tempo, estamos a receber muitas outras coisas de volta. Tais como o sair de nós próprios, a relativizar os nossos problemas, ou algo tão importante como crescermos ou conhecermo-nos melhor e acima de tudo a ter a sensação de dever cumprido. 



P.S.: Muito obrigada, num mês tivemos mais de 110 visitas!! :-)


Sem comentários:

Enviar um comentário