segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Shake it off


Nenhum homem é uma ilha, e eu tal como vocês não o sou. O que me rodeia influencia em muito o meu estado de espírito. Se estou com pessoas "boas" que me apoiam, que ficam felizes com o meu sucesso, eu estou feliz e sinto-me bem. Por outro lado, se estiver com pessoas "menos boas" que têm dificuldade em aceitar a felicidade alheia, que cobiçam aquilo que tens ou que estão só a criticar-te, já não consigo estar tão feliz...

Todos nós já tivemos alguém que disse coisas menos abonatórias a nosso favor. Mais uma vez, eu não sou exepcção. Sabendo que tenho o locus de controlo interno, acho que a culpa é sempre minha e que errei perante tal pessoa. Ter o locus de controlo interno significa que acredito que consigo controlar o meu destino. Acima de qualquer sorte ou azar está o que eu fiz, de positivo ou negativo, para gerar uma consequência ou uma acção. Portanto, sempre me transtornou ter pessoas, que mais íntimas ou menos intimas, fizeram comentários sobre acções minhas que me surpreenderam pela sua negatividade. Atenção que aceito críticas construtivas, mas também sabemos que muitas das críticas que recebemos são de longe mais destrutivas que construtivas. 

E foi neste clima que ouvi a nova música da Taylor Swift, Shake it off: http://www.youtube.com/watch?v=nfWlot6h_JM. O ritmo da música é bastante atractivo e quando dás por ti estás a cantar "I, I, I shake it off " o dia todo, mas com um pouco mais de atenção apercebes-te que a letra da música tem alguma substancialidade e foi um alerta para eu acordar deste meu estado de espírito menos positivo. Atentemos ao refrão: 
"Cause the players gonna play, play, play
And the haters gonna hate, hate, hate
Baby I'm just gonna shake, shake, shake
Shake it off
Heartbreakers gonna break, break, break, break, break
And the fakers gonna fake, fake, fake, fake, baby
Baby I'm just gonna shake, shake, shake
Shake it off, Shake it off"

Isto é a realidade que me estava a escapar. Cada pessoa tem a sua índole, a sua natureza e que dificilmente pode escapar a ela. Pessoas boas terão tendência a ser pessoas boas, enquanto que pessoas menos boas terão tendência em ser pessoas menos boas. É claro que todos nós podemos mudar, mas há que respeitar o peso que tem a nossa natureza na nossa personalidade. 

E foi assim que vou aprendendo a viver. Acima de tudo temos que fazer o nosso caminho, porque vamos ter sempre pessoas que nos vão criticar, tentar deitar abaixo e afins do mesmo género. E essa será sempre a natureza dessas pessoas, e nós devemos respeitar aquilo que somos, "shake it off" e vamos seguir o nosso caminho independentemente das opiniões dos outros. Até porque tu és a única pessoa que pode viver a tua vida.


Sem comentários:

Enviar um comentário