segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Ser ex não significa o fim de tudo


Tal como vocês, espero, tenho relações completamente distintas com os meus ex namorados. Desde melhor amigo, ao extremo de passar na rua e não cumprimentar, eu tenho na minha curta lista. Este resultado não é apenas fruto das minhas alterações hormonais, também é influenciado por tudo o que se passa desde o momento do "acabou".

O que difere para haver destinos tão antagónicos? Eu sou a mesma pessoa...
 Mas a verdade, é que nós adequamos as nossas atitudes de acordo com o nosso interlocutor. Logo, a culpa não está exclusivamente em mim. 


Depois de muito pensar, chego à conclusão que a palavra chave é simplesmente: RESPEITO. A ideia de que quando se acaba ambos têm toda a liberdade do mundo e depois continuamos todos amigos como nada se passasse é totalmente utópica e completamente irreal. Amar uma pessoa hoje e amar outra pessoa amanhã é a maior prova de que nunca se amou a primeira. E respeitar alguém é confiar e ser sincero, aliás isso é a base de qualquer amizade. 

Quando acabas com alguém e partes para os braços de outra pessoa, só criticas a pessoa com quem estiveste, ou quando tratas mal alguém porque essa pessoa acabou contigo/ ou porque não podes ver a tua outrora metade à frente, entre outros cenários possíveis: não podes esperar como recompensa a amizade que tiveste da outra pessoa. Todos nós temos o direito de lutar pelo amor próprio, custe o que custar. Por outro lado, é claro que acabar com alguém te dá o direito a fazer estas "coisas todas más", e a maior parte das vezes até é o que nos apetece, quando estamos a quente. Mas se esperas uma amizade este não é definitivamente o caminho a seguir.

Após o termino da relação, ambos passam por um estado extremamente sensível, em que nenhum sabe comportar-se perante a outra pessoa. Antes dava um beijinho, o que devo fazer agora? Apetece-me dar um abraço, será que o posso fazer agora? Posso dizer isto? Posso dizer aquilo? Fazer isto vai irritá-la(o), não fazer vai chateá-lo(a). Isto é a coisa mais natural acontecer, em muitos casos ambos não conseguem lidar com estas dúvidas e com o sentimento de perda e voltam a namorar, noutros casos é um período decisivo para a relação entre os 2. 

Se ao acabarem, não haver historial de traições e afins (mais uma vez a palavra de ordem é respeito) uma amizade é um cenário perfeitamente possível. A amizade entre 2 ex-namorados constrói-se na base do diálogo e, cá está, do respeito. Diálogo com a verdade, o que correu mal? que queres de mim? como vai ser agora? ver como se sentem quando estão um com o outro; a permissão e a abertura (e o respeito) entre os 2 para discutir todas estas temáticas abre a porta para uma amizade especial entre os 2. Isto não é algo impossível, que se vê nos filmes, é real. Agora exige muita força de vontade, paciência e persistência. 

Conclusão, o facto de serem 2 ex-namorados não é obriga a se tornarem em 2 estranhos. Poderá ser uma oportunidade para re-construir uma relação em que há um fundamento mais estável do amor entre os 2, ou uma oportunidade para os 2 virarem para o caminho de amizade. Agora qualquer uma das 2 hipóteses está directamente relacionada com o respeito que temos pelo outro, sendo que a distinção entre os 2 cenários feita, apenas pela presença ou ausência de amor.




Desejo um feliz Dezembro a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário