segunda-feira, 4 de maio de 2015

Dietas Loucas


Lamento imenso desiludir-vos mas esta semana não vou partilhar com vocês a fórmula secreta do emagrecimento, uma receita detox ou qual o produto de parafarmácia que costumo usar. Vou abordar o tema de como "preparar o corpo para o verão" duma forma um pouco menos usual (infelizmente) do que estamos habituados nos meios de comunicação social. 

Para quem não sabe a minha àrea é a da saúde, portanto estou com algum avontade a abordá-lo. Assim, após as primeiras introduções, vamos para o cerne da questão: acho absolutamente aberrante a quantidade de anúncios a produtos para emagrecer de forma rápida, como "tome este comprimido e numa semana perca 5kg; ou beba estes sumos e em 15 dias perde 2 kg e ajudam a desintoxicar o corpo".  Além de nos questionarmos se são reais estes resultados tão rápidos tenho a certeza que o modo de emagrecimento empregue não é o mais saudável. Acho muito bem que nos preocupemos com o corpo, com a saúde, em usar o bikini de sonho que vimos na montra; mas para chegar ao objectivo há um longo caminho a percorrer. Caminho esse que tem escolhas difícieis e dolorosas (sim, chego mesmo a sentir dor ao negar algumas sobremessas), mas é o caminho mais saudável para o nosso objectivo. 

Para atingirmos o nosso objectivo quantificável na balança temos que seguir uma dieta rica em legumes, sopa, saladas, corte drástico nos doces e atenção aos açucares escondidos ou aqueles que nem damos conta como beber café todos os dias com um pouco açúcar. Aliado ao regime alimentar é fundamental a prática de exercício físico, nenhuma pílula do emagrecimento pode simular os benefícios da prática desportiva. Praticar desporto tem íncontáveis benefícios: melhora a tensão arterial, liberta hormonas que nos fazem sentir bem e felizes, alivia o maldito stress quotidiano, ajuda a combater a solidão, previne a osteoporose, entre tantos outros... 

Acima de tudo, e para mim o mais importante, só ao mudar as bases em que vivemos (alimentação e exercício) é que nos tornamos indivíduos elegantes e saudáveis durante todo o ano! Sei que este não é o conselho mais apelativo porque demora tempo e dá muito trabalho, mas acreditem que a longo prazo irão ter os merecidos frutos. 


Sem comentários:

Enviar um comentário