segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

"Obrigada" e "por favor"


Desde muito cedo que somos ensinados a agradecer as coisas que nos dão. Um exemplo básico e recorrente, é quando a criança pede qualquer coisa: "mamã quero um kinder surpresa!" E, ao receber a criança é "treinada" a agradecer à mãe o gesto. O mesmo se passa com o "por favor". "Mamã podes dar-me um garfo, por favor?". O tempo vai passando e vamos aprendendo por nós, a importância da educação no nosso quotidiano.

A verdade é que a mãe não é obrigada a dar o kinder surpresa ao filho, apesar de nós acharmos que só temos direitos e poucos deveres, a verdade é esta! A mãe dá porque quer, porque acha que deve dar à criança e porque é um acto de bondade. Nós vamos crescendo e apesar dos princípios se manterem, vamos dizendo cada vez menos "obrigada" e "por favor". Isto acontece, porque nos tornamos mal educados com o passar do tempo? Acredito que não.

Nós damos tudo como garantido na vida. Vamos a um café e pedimos: quero um café! Passado algum tempo, sempre demasiado tempo porque o empregado nunca é célere o suficiente para nós, o café é nos dado, bebemos num ápice e vamos embora. Perder tempo a agradecer e pedir por favor para quê? Ele é pago para isso...

Mas quando é que nos tornamos tão egoístas e egocêntricos para não reconhecer os actos dos outros?


Sinceramente, não sei responder a esta questão... Apenas assusta-me a ingratidão e falta de consideração que se vive nos dias de hoje. Mil direitos e nenhum dever poderia ser o lema de muitas pessoas que nos rodeia. "Obrigada" e "por favor" são palavras simples que transformam os nossos dias mais alegres. E porque não é apenas a educação que está em jogo mas também, a consideração que temos pelos actos das outras pessoas. No fundo, todos nós merecemos respeito quer sejamos a empregada da limpeza, quer sejamos o médico que consultamos. 

Espero que te tenha posto a pensar nisto e que hoje vais dizer mais vezes "obrigada" e "por favor". Ficaria mesmo muito contente por saber que iniciei uma "corrente" de reconhecimento e bondade para com outro! A ti cabe-te a função de espalhar a mensagem com atitudes simples para tornar o dia do outro um bocadinho melhor!

Muito obrigada por teres lido o texto :-)



Sem comentários:

Enviar um comentário